Manoel Monteiro Guedes Valente

Manoel Monteiro Guedes Valente.jpg

Nasceu em Angola (1970), donde veio em 1975, para Cimbres – Armamar.  Estudou na Escola Primária de Cimbres, no Seminário Menor de Resende, no Seminário Maior de Lamego, no Liceu Alves Martins de Viseu, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na Escola Superior de Polícia, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Doutor em Direito, na especialidade de Direito Penal, pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Direito (Escola de Lisboa). Mestre em Direito – na especialidade de Ciências Jurídico-Criminais – pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Pós-Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Pós-graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela Academia nacional de Polícia – Polícia Federal do Brasil e Licenciado em Ciências Policiais pela Escola Superior de Polícia.

Director do ICPOL – Centro de Investigação e de Professor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e Professor Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa. Tem, ainda, desempenhado as funções de docência universitária em cursos pós-graduados conferentes e não conferentes de grau académico na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, na Faculdade de Direito na Universidade Nacional de Ensino a Distancia de Madrid e na Academia Nacional de Polícia – Polícia Federal Brasil.

Investigador do Ratio Legis – Centro de Investigação & Desenvolvimento em Direito e Investigador Colaborador do Direitos Humanos – Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Direito da Universidade do Minho.

Tem desenvolvido e participado em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, sendo realçar os projectos levados a cabo pela Universidade de Salamanca e da Universidade do Minho. Membro do Grupo de Investigación Excelencia Iudicium – pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha.

Membro fundador da Portuguese Security Studies Network (Pt-SSN) e membro do Conselho Consultivo do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).

Fundador e Coordenador científico da POLITEIA – Revista do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e Director Executivo da Galileu – Revista de Economia e Direito. É membro do Conselho de Editorial da Revista Brasileira de Ciências Policiais, de Derecho Penal y Criminología (Madrid/Buenos Aires) e da Revista Portuguesa de Ciência Política do Observatório Político, Lisboa.

Coordenador de várias obras científicas, de seminários e de congressos nacionais e internacionais, assim como tem proferido conferências em universidades e instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

Autor de inúmeros títulos jurídicos (mais de 100), publicados em Portugal e no estrangeiro (Brasil, Espanha, Itália, Cabo Verde), nas áreas do Direito Penal, do Direito Processual Penal, do Direito Penal Europeu, do Direito de Menores e da Segurança Interna.

Fonte: http://www.iscpsi.pt/Docentes/Paginas/Doutorados/Manuel-Monteiro-Guedes-Valente.aspx