Quem Somos

A Biblioteca TC Edes Costa é uma Biblioteca especializada em segurança pública; mantida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP e dirigida tecnicamente por um Bibliotecário; Bacharel em Biblioteconomia.

Missão

A biblioteca do ISCP tem como missão atuar efetivamente para a difusão da informação, estando comprometida com o desenvolvimento do ser humano e a justiça social, além de apoiar as atividades educacionais de ensino e extensão desta IES.

Objetivos

•          Atender às necessidades de estudo, consulta e pesquisa de docentes, discentes da própria instituição e visitantes, tornando-se um centro natural para estimular esta comunidade, oferecendo oportunidades à satisfação da sua curiosidade intelectual e ao desenvolvimento de sua imaginação criadora;

•          Atuar como instrumento útil e efetivo no cumprimento da missão do Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP;

•          Criar um ambiente com condições de aprendizagem, para que os discentes do Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP desenvolvam suas potencialidades;

•          Aperfeiçoar e complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Horários de funcionamento

A Biblioteca funciona nos seguintes horários:

I – durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira, das 7h às 22 horas.

II – durante os recessos acadêmicos, a biblioteca tem seu funcionamento estabelecido em conformidade com a Direção Geral e Acadêmica do Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP.

Infraestrutura física

A biblioteca está localizada no térreo do Pavilhão “Coronel Abenante” do Instituto Superior de Ciências Policiais – ISCP, sendo estruturada fisicamente da seguinte forma:

•          01 Sala de Processamento Técnico

•          02 Salas de Estudo em Grupo

•          01 Sala Multimídia

•          51 lugares para estudo

•          13 cabines para estudo individual

•          Área física total – 300m²

•          Área destinada ao acervo – 100m²

Infraestrutura tecnológica

A Biblioteca oferece Rede WiFi para seus usuários e dispõe de 10 computadores com acesso à internet para: consulta ao acervo, pesquisa bibliográfica e digitação de trabalhos acadêmicos. Dispõe ainda de 01 computador no balcão de atendimento ao aluno e 01 computador para processamento técnico do acervo

Informatização (acervo e serviços)

A biblioteca encontra-se totalmente informatizada em suas rotinas administrativas, de tratamento técnico da massa documental e de disponibilização das obras aos seus usuários. A biblioteca disponibiliza aos seus usuários, serviços de consulta on-line ao acervo, reservas on-line de publicações, bem como, consultas diversas sobre pendências e empréstimos em poder do usuário.

Para tal, utiliza o software livre “Biblivre”; que foi desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do rio de Janeiro) com o patrocínio do Instituto Itaú Cultural.

Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia (MARC21) e possibilitar a comunicação em rede de acervos bibliográficos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.