ISCP Virtual

Gerenciamento de Trânsito

Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito pretende especializar profissionais de todas as áreas do conhecimento, objetivando a gestão de trânsito. Neste caso, o tema está voltado tanto para os profissionais que estão na universidade ou aqueles que já militam na esfera do gerenciamento do trânsito, mas que gostariam de repensar a sua prática diária, como para àqueles que querem estar aptos a trabalhar nos programas de gestão da mobilidade urbana para garantia de um trânsito mais humano.

O Curso tem por objetivo geral qualificar Policiais, servidores da Segurança Pública do DF e sociedade civil em geral (possuidores de nível superior, tecnólogos, licenciados e ou bacharéis) das diversas áreas do conhecimento que estejam em exercício ou que pretendam exercer funções relacionadas ao gerenciamento de trânsito no Brasil.

Especificamente, objetiva credenciar graduados dos diversos cursos superiores para o exercício da gestão de trânsito, oferecendo uma cuidadosa preparação pedagógica e profissional para uma atuação de melhor qualidade no mercado, procura construir coletivamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que promovam um exercício profissional crítico-reflexivo, além de proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos relativos a instrumentos teórico-metodológicos para o exercício de atividades organizacionais e gerenciais do processo educativo e de gestão da mobilidade urbana.

Ao final do curso, espera-se que o aluno aprenda as técnicas utilizadas no gerenciamento de trânsito a partir das diretrizes institucionais para o fortalecimento da sua atuação, que compreenda a importância do planejamento como mais uma estratégia de gestão, o significado de Ensino, Pesquisa e Extensão como componentes fundamentais na construção do conhecimento e que identifique a concepção de avaliação a partir das diretrizes institucionais de ensino.

O Corpo Docente do Curso é composto de profissionais Especialistas, Mestres e Doutores da Polícia Militar do Distrito Federal.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito cumpri todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01, de 08 de junho de 2007, e o Certificado de Conclusão do Curso tem validade em todo Território Nacional.

Disciplinas
Direitos Humanos   30
Metodologia Científica   40
Didática do Ensino Superior   60
Legislação de Trânsito   60
Gestão de Trânsito   40
Operação de Trânsito   30
Engenharia de tráfego e circulação   30
Gestão em Segurança no Trânsito   40
Planejamento Urbano e Mobilidade   30
  SUBTOTAL: 360
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC   40
  TOTAL: 400
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Direitos Humanos
Carga   Horária
30 horas
Ementa
A disciplina Direitos Humanos. Polissemia   conceitual. Perspectiva histórica. Ideia de gerações e suas críticas.   Principais documentos. Universalidade X Relatividade. Proteção na   Constituição de 1988. Proteção internacional. Direito Internacional dos   Direitos Humanos: Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos   Refugiados. Proteção Regional. Direitos Civis e Políticos. Direitos   Econômicos, Sociais e Culturais. Violência. Especificação dos sujeitos de   direito. Novos atores. Novos temas.
Objetivos
Analisar o desenvolvimento histórico e os   principais documentos regionais, nacionais e internacionais de proteção dos   direitos humanos, visando orientar as ações de comando, gestão e execução   pelos conceitos e parâmetros que embasam o compromisso institucional de   defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Metodologia Científica
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Significado da metodologia científica:   conceitos – objetivos – questões centrais da metodologia – critérios de   cientificidade (tipos de conhecimento); métodos científicos; o estudo e sua   eficácia para a produção científica: elaboração de um Projeto de Pesquisa e   de um artigo a partir do projeto de pesquisa, respeitando-se os critérios   definidos em legislação de Ensino aplicado na Corporação.
Objetivos
Processar e tratar o conjunto de dados   gerados a partir de sua pesquisa. Desenvolver um comportamento científico   vivenciando as condições em que o conhecimento científico acontece, isto é,   experimentando as maneiras existentes de investigação de um objeto,   permitindo-se descobrir conhecimentos a respeito do mundo e da sociedade,   produzindo ciência por meio de tarefas dinâmicas de sondagem da realidade.   Compreender as dimensões do projeto científico viabilizando a reconstrução e   a integração dos conhecimentos mediante o intercâmbio dos conteúdos de todas   as disciplinas do curso.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Didática do Ensino Superior
Carga   Horária
60 horas
Ementa
Adquirir princípios de docência e   instrumentos para a atuação pedagógica reflexiva e transformativa na formação   de profissionais de nível superior e de homens comprometidos com o   desenvolvimento humano na instrução da PMDF, e identificar características   individuais e coletivas ligadas ao fenômeno da violência no trânsito: causas,   prevenção e consequências. A importância da educação na garantia de um   trânsito seguro.
Objetivos
Construir práticas diferenciadas, embasadas   nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem em articulação com   as necessidades e realidades vigentes na PMDF. Analisar o fenômeno da   violência no trânsito. Identificar suas características e implicações na   contemporaneidade, em especial na sociedade brasileira, a partir da   inter-relação entre diversos campos da ciência, em especial da psicologia,   psicossociologia, sociologia, antropologia e ciências da saúde.mundo e da   sociedade, produzindo ciência por meio de tarefas dinâmicas de sondagem da   realidade. Compreender as dimensões do projeto científico viabilizando a   reconstrução e a integração dos conhecimentos mediante o intercâmbio dos   conteúdos de todas as disciplinas do curso.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Legislação de Trânsito
Carga   Horária
60 horas
Ementa
Conceitos e definições previstos na   legislação de trânsito; identificar as normas legais que regem o trânsito e as   competências da União, dos Estados e dos Municípios a respeito; Interpretar e   aplicar corretamente a legislação de trânsito vigente.
Objetivos

Identificar a   estrutura do Sistema Nacional de Trânsito. Conhecer e identificar as   principais regras de circulação;

Relacionar os   principais direitos e deveres dos pedestres e do Cidadão. Saber como funciona   a Educação para o trânsito para o primeiro, segundo e terceiro graus, e quais   os Órgãos envolvidos;

Descrever e   identificar os vários dispositivos de sinalização apostos na via. Conhecer e   identificar os procedimentos relativos a licenciamento, habilitação, registro   e licenciamento de veículos. Conhecer, identificar e aplicar as infrações   previstas no Código de trânsito Brasileiro;

Identificar   as penalidades e medidas administrativas previstas no CTB;

Diferenciar os dispositivos de   identificação veicular e dos documentos de porte obrigatório dos veículos automotores.

Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Gestão de Trânsito
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Normas legais que regem o trânsito no   Brasil
Objetivos

Identificar   e relacionar os diversos tipos de normas legais que regem o trânsito no

Brasil;

Descrever   os acordos e protocolos internacionais sobre trânsito atualmente em

vigor   no Brasil;

Detalhar   as normas infralegais editadas pelo Contran e Denatran;

Identificar a legislação de trânsito   extravagante.

Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Operação de Trânsito
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Teoria e a prática em policiamento   Ostensivo de Trânsito. O impacto das relações entre o Agente de Trânsito e a   comunidade no sistema de gerenciamento de Trânsito. Técnicas de Policiamento   de Trânsito. Gestão pela Qualidade no Gerenciamento de Trânsito. Fiscalização   de Trânsito
Objetivos
Aplicar em nível tático operacional as   ações de fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito, atinentes à   filosofia da polícia, voltadas para a promoção de segurança do trânsito e de   bem estar social à comunidade.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Engenharia de Tráfego e Circulação.
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Conceitos de engenharia de tráfego e   circulação.
Objetivos
Utilizar corretamente a terminologia de   engenharia de tráfego nos contatos com o público e na elaboração de   documentos. Identificar os problemas de trânsito cuja solução depende de   engenharia de tráfego. Identificar os diversos aspectos relacionados à sinalização   de trânsito.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Gestão em Segurança no Trânsito.
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Promover o entendimento a respeito do ato   social de transitar, dado que isso envolve pessoas com diferentes concepções,   valores, necessidades e expectativas. Preservação de locais de acidentes de   tráfego.
Objetivos
Analisar conceitos, técnicas, habilidades e   atitudes para melhorar a qualidade de vida no trânsito, reconhecendo   antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com   você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com outros usuários da via.   Entender as causas determinantes de acidentes. Responsabilidades cível e   penal. Tomar as medidas necessárias à preservação do local de acidente de   trânsito com ou sem vítima. Auxiliar as equipes de perícia nos trabalhos de   levantamento pericial;
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Planejamento Urbano e Mobilidade.
Carga   Horária
30 horas
Ementa
Instrumentos de planejamento territorial e   mobilidade urbana em voga no Brasil.
Objetivos
Relacionar conhecimentos técnicos básicos   sobre planejamento e mobilidade urbana em transporte para profissionais que   não têm formação específica na área. Nivelar conhecimentos entre grupos   multidisciplinares, realizar discussões sobre políticas públicas de   transporte em áreas urbanas e metropolitanas, bem como sobre ações   comunitárias, com ênfase naquelas voltadas para garantir a mobilidade de   segmentos sociais de baixa renda e de portadores de necessidades especiais.
Curso
Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Trânsito
Disciplina
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
Carga   Horária
40 horas
Ementa
Elaboração de Artigo Científico (com tema   relevante na área de trânsito), sob orientação, como exigência de Trabalho de   Conclusão do Curso de Especialização lato   sensu em Gerenciamento de Trânsito.
Objetivos
Apresentação do trabalho de conclusão de   curso.
Copyright © 2016 Informática ISCP. Todos os Direitos Reservados. Setor de Áreas Isoladas Sudeste - SAISO Área Especial - Asa Sul - Brasília-DF. CEP: 70610-200 - pga@iscp.edu.br - 61 - 3910-1556