O Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) é uma instituição pública de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, mantida e organizada pela Polícia Militar do Distrito Federal e tem como origem a Academia de Polícia Militar de Brasília.

A Academia de Polícia Militar de Brasília foi criada pela Lei Federal nº 7.491/86, ocasião em que a PMDF passou a formar os seus próprios oficiais. O primeiro vestibular foi realizado em 1989 e a primeira turma do inédito Curso de Formação de Oficiais teve início em 1990.

Desde então a Polícia Militar do Distrito Federal tem investido continuamente na qualificação dos recursos humanos por meio da Educação. Anualmente são oferecidos mais de 50 cursos de capacitação profissional, muitos abertos a outras polícias e órgãos do Brasil e do exterior, bem como à comunidade.

Com a certeza de que a educação promove transformações, a Polícia Militar escreve neste momento mais um importante capítulo de sua história e cria a Primeira Instituição de Ensino Superior Policial do Brasil credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecimento de cursos de graduação (Bacharelado em Ciências Policiais e Tecnólogo em Segurança Pública) e pós-graduação lato sensu.

O credenciamento do ISCP foi aprovado pela Portaria nº 716 de 08 de agosto de 2013 do Ministério da Educação, após várias visitas de inspeção ocorridas desde novembro de 2010, realizadas por Comissões de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da Educação. A criação do Instituto obteve nota máxima do INEP e parecer favorável unânime dos integrantes do Conselho Nacional de Educação.

O Instituto está sob a gestão e a responsabilidade do Departamento de Educação e Cultura (DEC), tendo como reitor e representante legal o CEL QOPM Fábio Aracaqui de Sousa Lima. O órgão é formado por pró-reitorias de Gestão Acadêmica, de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e reúne todos os cursos de formação superior da PMDF, estando localizado fisicamente no Complexo da PMDF no Setor Policial Sul, Brasília-DF.

O ISCP tem como principais objetivos a capacitação com excelência de policiais, demais agentes públicos e também a sociedade, fundamentados nos eixos éticos, técnicos e legais, no estudo e na produção de pesquisa na área de ciências policiais, tornando-se centro de referência na análise e compreensão dos fenômenos da segurança, violência e conflitualidades.

A valorização do ensino é um grande passo para o crescimento institucional e a melhoria da Segurança Pública. O instituto surge como fruto de um projeto ousado e inovador, no auxílio à construção de uma cultura de paz e justiça, alicerçadas no respeito aos direitos humanos e sob o constante olhar da educação.