DEC/ISCP

O Departamento de Educação e Cultura/Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) é uma instituição pública de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, mantida e organizada pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Com a certeza de que a educação promove transformações, a Polícia Militar escreveu um importante capítulo de sua história ao criar, em 2013, e a partir da Academia de Polícia Militar de Brasília, a primeira Instituição de Educação Superior Policial do Brasil, que viria a ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), para o oferecimento de cursos de graduação e de pós-graduação.

O credenciamento do DEC/ISCP ocorreu em 08 de agosto de 2013 por ato do Ministro da Educação, após diversas análises acerca de sua capacidade pelas estruturas internas do Ministério, visitas de avaliação ocorridas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e deliberação do Conselho Nacional de Educação. A criação do Instituto obteve nota máxima da INEP e parecer favorável unânime dos integrantes do Conselho Nacional de Educação.

Por meio de ato normativo interno da Mantenedora (Portaria PMDF nº 950, de 27 de janeiro de 2015), foram estabelecidas as vinculações internas, de ordem administrativa e de estrutura, entre o Departamento de Educação e Cultura da PMDF e o Instituto Superior de Ciências Policiais, sendo que o Chefe do Departamento é também o Reitor do Instituto.

O DEC/ISCP conta com uma infraestrutura de qualidade composta por dois Campi, um localizado no Setor Policial Sul e outro em Taguatinga Norte. Funcionalmente, divide-se em Pró-Reitorias e órgãos internos responsáveis pela execução de cursos de graduação e de pós-graduação, tendo o Conselho Superior como órgão colegiado máximo da Instituição. Além disso, visando ao desenvolvimento institucional e dos processos de ensino e aprendizagem, conta com a colaboração dos Corpo Permanente de Docentes, dos Colegiados dos Cursos, dos Núcleos Docentes Estruturantes e da Comissão Própria de Avaliação.

Suas estruturas apresentam salas de aula com equipamentos modernos primando pela qualidade na atividade de docência; bibliotecas com acervo físico e virtual, este último com mais de 7 mil títulos; acesso a internet nas bibliotecas e laboratórios de informática. Conta, ainda, com academia de musculação, museu, ambientes próprios para treino de defesa pessoal, de uso progressivo da força, de armamento e tiro, além de auditórios, tudo com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O DEC/ISCP tem como principais objetivos a capacitação com excelência de policiais, demais agentes públicos e também a sociedade, fundamentados nos eixos ético, técnico e legal, no

estudo e na produção de pesquisa na área de ciências policiais, tornando-se centro de referência na análise e compreensão dos fenômenos da segurança, violência e conflitualidades.

A valorização do ensino é um grande passo para o crescimento institucional e a melhoria da Segurança Pública. Neste contexto, o Instituto surge como fruto de um projeto ousado e inovador, no auxílio à construção de uma cultura de paz e justiça, alicerçadas no respeito aos direitos humanos e sob o constante olhar da educação.