Biblioteca

A biblioteca do Instituto Superior de Ciências Policiais dispõe de infraestrutura adequada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Seu público-alvo são os professores, discentes, colaboradores e, ainda, a comunidade local. A biblioteca é o órgão responsável pelo planejamento de aquisição, tratamento, catalogação, controle, atendimento ao público e de conservação do acervo informativo e bibliográfico, bem como por representar a Instituição nas redes de bibliotecas e programas cooperativos de informação. A biblioteca responde pela integração das atividades técnicas do sistema como a formação, desenvolvimento, processamento das coleções e a manutenção da base de dados do acervo.

O acervo é composto de livros impressos e digitais, além de periódicos, folhetos, filmes didáticos e materiais de referência, oferecendo o suporte necessário ao comprimento dos currículos dos cursos oferecidos. O acervo é ampliado e atualizado constantemente por indicações dos professores, dos membros do NDE e/ou por solicitações dos gestores e discentes. O acervo atual da biblioteca tem como base a demanda apresentada no ementário dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores, amplamente discutido pelos Coordenadores de Curso, professores, membros do Colegiado de Curso e membros do NDE. Periodicamente os ementários de cursos são revisados a fim de identificar novas atualizações de suas bibliografias. A relação de número de exemplares versus número de discentes obedece aos critérios de
excelência indicados pelo MEC/INEP, considerando a importância do acesso e utilização do acervo por cada aluno da Educação Superior da Instituto Superior de Ciências Policiais.
   O acervo é totalmente informatizado e o sistema utilizado é o Biblivre, desenvolvido pela UFRJ e Biblioteca Nacional. Trata-se do maior sistema de automação de bibliotecas desenvolvido no Brasil (livre), além de fazer todo o controle do acervo, o sistema oferece serviços como pesquisa, reserva pela Internet.

A biblioteca é dirigida por um bibliotecário, tendo como funções:

• Fazer a gestão do funcionamento da biblioteca, planejando,
    coordenando, supervisionando, orientando e respondendo pelas
    ações da coordenação geral da biblioteca.
  • Fazer a gestão do atendimento ao público interno e externo,
    mantendo o relacionamento harmonioso e de qualidade.
  • Estabelecer política de desenvolvimento e manutenção de coleções
    com a finalidade de manter o equilíbrio e a atualização do acervo de
    livros e periódicos.
  • Fazer a gestão da biblioteca com o objetivo de recepcionar e atender
    as demandas das avaliações e auditorias externas.

• Fazer a gestão do processamento técnico da catalogação,
    classificação e indexação de documentos.
  • Fazer a gestão dos colaboradores da biblioteca, buscando favorecer o
    processo de trabalho em equipe e a capacitação e treinamento da
    equipe.

INSTALAÇÕES FÍSICAS
   A comunidade acadêmica tem à sua disposição uma biblioteca ampla, climatizada, com acesso a rede wirelles, acervo atualizado, composto por livros impressos e digitais, periódicos e multimeios. A biblioteca possui um espaço físico amplo, dividido em espaços diferenciados e adaptados às diversas demandas da comunidade acadêmica, tais como: salas de estudo em grupo, sala de vídeo, cabines de estudos individuais, salão de estudo, área do acervo, área administrativa e cabines individuais de pesquisa com computadores com acesso à internet e sofwares para elaboração de trabalhos acadêmicos.

As salas de estudo em grupo possuem mesas, cadeiras e quadro branco. As cabines de estudos individuais ficam em lugares estratégicos, de pouco movimento, proporcionando conforto e comodidade a discentes e professores para prática de estudo e leitura.

O acervo é armazenado em estantes de aço, o que evita a proliferação de agentes que danificam os livros, como cupins, traças e etc. Todos os livros e periódicos passam por uma avaliação periódica com a finalidade de detectar o estado de conservação dos mesmos, assim que um livro danificado é identificado, ele é retirado de circulação e enviado para recuperação. A biblioteca possui um quadro de funcionários qualificado composto por bibliotecário, auxiliares de biblioteca e equipe de manutenção e limpeza.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR
   A bibliografia está referendada por relatório de adequação, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica e complementar da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.

Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES por meio de computadores ligados à internet. O acesso também pode ser feito por qualquer dispositivo ligado à internet, como notebooks, celulares, tablets, de forma ininterrupta, ou seja, 24h por dia. Para tanto, são disponibilizadas ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.

O acervo possui exemplares físicos e assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas UC. O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e assinaturas de acesso mais demandadas por meio de um plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.

PLANO DE CONTINGÊNCIA
   O Plano de Contingência da visa estabelecer medidas e procedimentos preventivos, relacionados à organização, preservação, acessibilidade e desenvolvimento do acervo da Biblioteca TC Edes Costa. Tais medidas são fundamentais para garantir, aos usuários da biblioteca, acesso aos produtos e serviços disponíveis em caso de situações adversas, que impossibilitem o funcionamento normal da Biblioteca.